NOTÍCIAS

Risco de ataque cardíaco é duas vezes maior em fumantes
      01 JUN 2015
Risco de ataque cardíaco é duas vezes maior em fumantes


Parar de fumar traz inúmeros benefícios à sua saúde. O risco de um ataque cardíaco é duas vezes maior em fumantes, e certamenteseu corpo ganhará muito com esta mudança de hábito.

“O cigarro é tão prejudicial à saúde que o risco de um ataque cardíaco em quem fuma é duas vezes maior do que em um não-fumante. O tabaco pode elevar os níveis do mau colesterol e reduzir os do bom colesterol, acelerando o surgimento da aterosclerose, que é uma doença cardíaca”, alerta o cirurgião cardiovascular Schariff Moysés, ao lembrar do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no próximo dia 31.

Conforme o cardiologista, os fumantes estão incluídos em um grupo de risco que pode vir a sofrer de doenças cardíacas, além de câncer e demais doenças. Um dado alarmante é que de 100 pacientes que são diagnosticados com câncer de pulmão, pelo menos 90 deles são fumantes. “Com o uso de cigarro outros tipos de câncer também podem surgir”, disse Schariff.

Abandonar o hábito de fumar, mesmo que tardiamente, pode resultar em muitos benefícios para a saúde. Pesquisas mostram que entre cinco a 10 anos sem o fumo a chance de sofrer algum problema cardíaco se iguala com a de um não-fumante.

“Uma data como esta, se tratando de combater o tabagismo, além de servir como incentivo, chama a atenção da sociedade sobre os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde humana”, destaca o cardiologista.

Fonte: Folha Vitória

Risco de ataque cardíaco é duas vezes maior em fumantes | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp