NOTÍCIAS

Quantos espermatozoides um homem produz na vida toda?
      18 MAI 2016
Quantos espermatozoides um homem produz na vida toda?


Que volume de sêmen (com quantidade normal de espermatozoides) um homem saudável e fértil é capaz de produzir durante toda a sua vida e quantos óvulos esse volume é capaz de fertilizar? Estou impressionado com a façanha do holandês Ed Houben de já ter gerado mais de 100 filhos.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez. O número de filhos depende, portanto, do número de mulheres com as quais o homem vai se relacionar. E idade não é problema. “O homem pode ser fértil a vida toda. Se ele viver até 90 anos, por exemplo, ele ainda pode engravidar alguém”, afirma o chefe do departamento de reprodução humana da Sociedade Brasileira de Urologia, Reginaldo Martello.

Agora, para contar o número de espermatozoides lançados ao longo da vida, seria preciso pedir a ajuda de um computador superavançado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o normal é que cada ejaculação tenha de 1,5 a 5 ml de sêmen. E, para ser considerado fértil, esse sêmen deve conter, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides por ml, podendo chegar a 300 milhões. Assim, em apenas um ato sexual, pode haver 1,5 milhão de espermatozoides. Tendo em vista que um homem pode ejacular mais de uma vez por dia e que é possível ter atos sexuais até morrer, a soma é estratosférica.

É claro que, desse exército, apenas um sai sobrevivente – à exceção do caso dos gêmeos, em que mais de um espermatozoide fecunda um óvulo. Mas Martello chama a atenção para o fato de que não é apenas a concentração de células sexuais masculinas que influencia a fertilidade. A habilidade de se movimentar das células também é importante. Portanto, mais de 35% dos espermatozoides devem ser considerados rápidos ou progressivos para que consigam chegar no tão esperado óvulo. Além disso, a morfologia também é peça-chave. Ao menos 25% das células precisam ter cabeça oval com perfurador, peça intermediária (espécie de pescoço) e cauda (que faz ele se movimentar). Todos esses valores diminuem imediatamente após a ejaculação e só voltam ao normal de três a cinco dias após o ato. Haja fôlego!

E de nada adianta esse exército de espermatozoides sem um óvulo, que uma vez ao mês sai do útero e vai até a trompa, onde ocorre a fecundação. No período fértil, que ocorre uma vez por mês, as chances de uma mulher engravidar são de 30%.

Fonte: super.abril.com.br

Quantos espermatozoides um homem produz na vida toda? | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp