NOTÍCIAS

Médico especialista em Ultrassonografia ajuda a esclarecer duvidas dos leitores
      15 JAN 2015
Médico especialista em Ultrassonografia ajuda a esclarecer duvidas dos leitores


Ultrassonografia - é um exame que estuda as estruturas corporais, no que se refere aos órgãos, por meio de ondas sonoras, sem aplicação de radiação ionizante (raios-X). Em entrevista ao Catu Notícias, o médico especialista em ultrassonografia, Dr. Rodrigo Cavalcanti, respondeu a algumas perguntas sobre o assunto.

Dr. Rodrigo atende no Hospital Agnus Dei ao lado de diversos profissionais, a exemplo de Marcelo Aquino, Marcelo Braúna, Wanderson Moraes, Fabrício Severo e Dr. Yuri Dias dentre outros. Em Catu a equipe é pioneira em exames como Doppler, Eco Fetal, Punções e Biópsias.

Catu Notícias –De quais partes do corpo são realizadas ecografias ou ultrassonografia?

Dr. RODRIGO - Ecografias ou ultrassonografias podem ser realizadas para avaliação da face (glândulas), pescoço, tórax, membros superiores e inferiores, abdome e pelve, músculos e tendões, órgãos sexuais, estruturas vasculares, praticamente todo o corpo.

Catu Notícias –Porque é preciso fazer ultrassonografia?

Dr. RODRIGO - A ecografia ou ultrassonografia é um estudo que possibilita ao médico avaliar as estruturas superficiais e internas do corpo humano na maioria das situações diagnósticas.

Catu Notícias -O ultrassom prejudica o bebê?

Dr. RODRIGO - Estudos realizados ao longo dos últimos 35 anos não mostraram nenhuma indicação de que a ultrassonografia seja prejudicial.

Catu Notícias -Posso fazer ultrassom transvaginal sangrando?

Dr. RODRIGO - Sim, por exemplo; se a mulher tiver uma hemorragia importante, um pequeno mioma no útero que esteja causando essa hemorragia, a gente só vai conseguir descobrir fazendo o ultrason transvaginal, então não piora o sangramento e não aumenta os riscos em uma gravidez.

Catu Notícias -Posso fazer ultrassom transvaginal grávida?

Dr. RODRIGO - Sim. Não precisa ter medo, não existe nenhum risco par o bebê e não causa aborto.

Catu Notícias - A partir de quando dá para fazer ultrassom para ver uma gravidez?

Dr. RODRIGO -Um bebezinho aparece no ultrasson entre a quinta e a sexta semana, ou seja, em pouco mais de um mês já dá pra ver o bebê.

Catu Notícias -Ultrassom pode dar o sexo errado do bebê?

Dr. RODRIGO - Sim. É difícil de acontecer, porém é algo possível sim.

Catu Notícias -Fiz uma ultrassom transvaginal e deu cisto no ovário, isto é grave?

Dr. RODRIGO  - A grande maioria de cisto de ovários é formada por cistos funcionais (ovulatórios) ou cistos benignos, os cistos malignos são uma ocorrência rara. Como saber qual tipo é? Converse com seu médico somente ele pode dar o diagnóstico.

Catu Notícias -Quantos ultrassons são necessários durante a gravidez?

Dr. RODRIGO -O ministério da saúde quando se diz respeito ao SUS, ele preconiza pelo menos três exames na gravidez, mas o ideal é fazer um exame transvaginal para saber a idade gestacional, o morfológico de primeiro trimestre, que é realizado entre 11 e 13 semanas e outro que a mãe não dispensa e que é realizado entre 16 e 17 semanas, com a finalidade de saber o sexo do bebê, existe também o morfológico de segundo trimestre que é realizado entre 20 e 24 semanas, e entre 28 e 30 semanas há mais dois exames importantes, o Doppler e o Eco Fetal e no final da gravidez se pede sempre o ultrasson obstétrico simples, para saber se está tudo certo com o peso e a posição do bebê para a realização do parto normal.

Fonte:http://www.catunoticias.com.br/noticias/mostra_noticias.php?id=1961&acessos=5&altura=150&grupo=Entrevista

Médico especialista em Ultrassonografia ajuda a esclarecer duvidas dos leitores | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp