NOTÍCIAS

Manchas brancas nas unhas
      29 FEV 2016
Manchas brancas nas unhas


A lenda diz que aqueles risquinhos brancos que aparecem às vezes nas unhas são um sinal de que a pessoa é mentirosa.

É lógico que isso não é verdade. O termo científico para isso é leuconíquia (leuco= branco; níquia= unha). Vamos aprender mais sobre ela?

Existem dois tipos de manchinhas brancas ouleuconíquias: as verdadeiras e as aparentes. Nas verdadeiras, a mancha está na UNHA mesmo. Já as aparentes refletem um problema da pele que fica embaixo, o LEITO DA UNHA.

Nas verdadeiras a mancha fica incorporada à lâmina da unha. A causa mais comum é cutucar a cutícula. Isso pode ocorrer tanto quando fazemos manicure quanto com traumas normais, que podem ser de repetição (digitadores, pianistas, trabalhadores manuais, costureiras) como agudos. Embaixo da cutícula, fica a fábrica da unha. Se cutucarmos para valer essa região, ocorre uma parada de produção da unha que pode ser completa e vão aparecer riscos fundos na unha, tipo depressões e valas. Quando essa lesão é menos grave ocorre uma parada produção de PARTE da unha, mas não toda. Como ainda tem uma camada de unha boa por cima, fica uma mancha. Portanto é isso que causa os risquinhos brancos nas unhas. Nada a ver com ser mentiroso ou não! O tratamento é reconhecer o problema e esperar a unha crescer completamente. Isso leva mais ou menos TRÊS meses para unhas das mãos e cerca de um ano para as unhas dos pés.

Outra causa de mancha branca verdadeira ocorre quando deixamos o esmalte um bom tempo esquecido nas unhas. Os esmaltes antigos podem causar uma reação e digerir a queratina, proteína que forma as unhas. Dessa quebra é que se originam essas manchas brancas. Em geral, o polimento das unhas resolve esse segundo caso.

A micose superficial branca é outra causa de mancha branca nas unhas e fica bem parecido com o caso anterior. Só que aqui, quem digere a queratina é o fungo, e não o esmalte. Nessas duas situações a superfície da unha é áspera, o que não acontece quando o motivo é o trauma das cutículas.

Como disse no início, na leuconíquia aparente temos uma “sensação de unha branca”, mas na verdade ela está apenas descolada do leito. Dessa maneira, em algumas porções a unha perde a sua cor original e adquire uma mancha branca ou levemente amarelada. Essa mancha pode ter formatos variados e causas variadas. O descolamento pode ser reflexo de trauma repetido em esportes de impacto, como futebol, tênis ou corrida. Pode ser decorrente do uso de calçados inadequados, aliados ao corte errado das unhas. Quando deixamos as unhas dos pés mais compridas, elas funcionam como uma alavanca e se descolam. O tratamento é feito com o corte da parte descolada, calçados adequados e a manutenção das unhas curtas e aparadas.

Além do descolamento simples, uma mancha branca aparente pode também ser um sinal de micose subungueal. Esse é o tipo de micose de unha mais comum que existe e é muito prevalente em pessoas mais velhas. Existe uma doença chamada psoríase que é muito parecida com a micose de unha.

Não se preocupe se tiver manchas brancas nas unhas: em geral, elas desaparecem sozinhas! Caso isso não aconteça é importante procurar um especialista para ajudar a descobrir o que é e poder tratar adequadamente.

Fonte: Dermatologia e Saúde


Manchas brancas nas unhas | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp