NOTÍCIAS

Complicações de lentes de contato associadas a lesão ocular permanente
      26 SET 2016
Complicações de lentes de contato associadas a lesão ocular permanente


Quase uma em cinco infecções oculares relacionadas a lente de contato notificadas à Food and Drug Administration americana resulta em dano ocular, de acordo com uma nova análise.

Os profissionais de saúde devem comunicar imediatamente eventos adversos decorrentes do uso de lentes de contato de seus pacientes, de acordo com recomendações publicadas em 19 de agosto no Morbidity and Mortality Weekly Report.

Pesquisadores dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) analisaram 1075 casos de ceratite relacionados a lentes de contato notificados ao FDA entre 2005 e 2105.

No geral, 213 (19,8%) relatos descreveram lesões oculares, como cicatriz central na córnea ou redução da acuidade visual, e em 47 casos (4,4%), o desfecho foi o transplante de córnea. Atendimento de urgência ou emergência foi necessário para 130 pacientes (12,1%) e hospitalização para 25 (2,3%).

Embora esses casos não sejam uma grande parte dos 41 milhões de usuários, o potencial para ceratite e lesões oculares graves é uma preocupação, escreve a Dra. Jennifer R. Cope, médica epidemiologista na Divisão do CDC de Doenças Ambientais e Transmitidas por Alimentos e pela Água, do National Center for Emerging and Zoonotic Infectious Diseases, em Atlanta, Georgia, e colaboradores.

Eles observam que a maioria dos 1075 relatos (86,0%) vieram dos fabricantes e 14,0% de prestadores de cuidados oculares ou de pacientes. Os pesquisadores escrevem que a pronta notificação ao MedWatch, o programa de Informações de Segurança e Notificação de Eventos Adversos da FDA, pode ajudar a agência a identificar os riscos relacionados ao uso de lentes de contato.

Os relatos de casos revisados ​​descreveram visitas frequentes a prestadores de cuidados oculares, administração frequente de tratamentos prescritos e faltas ao trabalho ou à escola, e fornecem "uma visão mais focada no paciente do impacto da ceratite microbiana, qualitativamente corroborando resultados anteriores usando grandes bancos de dados e demonstrando morbidade substancial mesmo entre os pacientes que acabaram por se recuperar", escrevem a Dra. Jennifer e colaboradores.

Os autores relatam que 270 casos (25,1%) envolveram comportamentos potencialmente modificáveis ​​que poderiam aumentar o risco de infecções da córnea relacionadas a lentes, como dormir com lentes ou usá-las por mais tempo do que o recomendado. Pesquisas prévias mostraram que dormir com as lentes de contato resulta em um risco de seis a oito vezes maior de infecção.

Entre esses fatores de risco modificáveis, uso prolongado foi responsável por 121 casos (11,3%), uso maior que o recomendado por 85 casos (7,9%), e dormir ocasionalmente com as lentes por 75 casos (7,0%). Usar lentes ao nadar foi a causa de 10 notificações (0,9%), e guardar as lentes em água de torneira esteve associado a nove casos (0,8%).

"Atividades de promoção à saúde devem focar em informar os usuários de lentes de contato sobre comportamentos comuns que podem colocá-los em risco de infecções oculares, como dormir com lentes de contato e expor as lentes a água da torneira, água destilada, ou água de ambiente recreacional", escrevem a Dra. Jennifer e coautores.

Em 2015, a Dra. Jennifer e associados relataram que mais de 99% dos usuários de lentes de contato pesquisados ​​em 2014 descreveram pelo menos um comportamento que os colocava em risco de infecção ocular relacionada à lente.

"Embora as pessoas que têm infecções oculares graves representem uma pequena porcentagem das que usam lentes, elas servem como um lembrete para que todos os usuários de lentes de contato tomem medidas simples de prevenção a infecções", disse a Dra. Jennifer em um comunicado do CDC à imprensa.

Em 2014, um painel do FDA debateu novas diretrizes para o uso seguro desses dispositivos oculares.

"As lentes de contato são uma forma segura e eficaz de correção da visão quando usadas e cuidadas como recomendado", disse Michael Beach, diretor do Programa de Água Saudável do CDC, em comunicado do CDC à imprensa. "No entanto, o desgaste e cuidado inadequados das lentes de contato podem causar infecções oculares que às vezes levam a lesões sérias e permanentes".

Fonte: medscape.com

Complicações de lentes de contato associadas a lesão ocular permanente | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp