Responsável pelo aparelho locomotor a ortopedia estuda as doenças e deformidades neste sistema, a fim de tratar, diagnosticar e prevenir as doenças e deformidades. O médico ortopedista preza pela saúde do sistema locomotor, auxiliando seus pacientes a evitar o aparecimento de doenças e a tratar os casos de deficiência ou acidentes.

-
Eduardo Araujo Ramalho Especialidade: Ortopedia CRM: 9911 -
Dr. Brunno Jacomeli Martins Especialidade: Ortopedia CRM: CRM 7676
A aplicação de calor ou gelo pode promover alívio de lesões, diminuindo o sofrimento e as dores, mas eles não devem ser usados de forma alternada, como muita gente pensa.
Frequentemente as pessoas confundem o uso do quente ou frio com o objetivo terapêutico. Muitas vezes, isso pode acabar piorando o problema, ao invés de melhorá-lo.
Aprenda aqui quando se deve usar o gelo e quando o calor é a melhor opção.
Quando usar o gelo
O segredo no tratamento de lesões é: repouso, gelo, compressão e elevação. Com esta última medida, limita-se o fluxo sanguíneo na área, minimizando o edema.
Deve-se aplicar o gelo por 20 minutos e não mais, por risco de congelar a pele, lesando-a. É muito importante proteger o local da aplicação com um pano bem fino, que evite o contato direto entre a pele e o gelo.
Quando usar aquecimento
Conforme aumenta o fluxo de sangue, haverá maior aporte de oxigênio e nutrientes ao local afetado, enquanto que os catabólitos (lixo bioquímico) são removidos da área.
O calor funciona bem para dores articulares ou aquecimento pré-treino. Dores crônicas sem presença de edemas também respondem bem ao tratamento com calor, mas lembre-se de proteger a pele do calor com um pano. As sessões devem ser de cerca de 20 minutos por vez.
Banhos de água gelada
O uso de água gelada pode ser útil em termos de saúde. Este procedimento promove aumento de gordura marrom, que promove perda de gorduras e maior geração de energia em comparação à gordura branca.
Mas lembre-se que esses banhos de imersão em água gelada devem respeitar um limite de tempo e temperatura, para que não causem um choque no seu corpo.
Além disso, a exposição à água gelada tem outros benefícios:
- estimular a produção de glutationa, o mais poderoso antioxidante produzido pelo corpo;
- reduzir ácido úrico: sabemos que altos níveis de ácido úrico são normalmente associados à gota, hipertensão arterial e doença renal. Portanto, a sua redução diminui risco de certas doenças.
Condicionamento hipertérmico
Usar altas temperaturas é benéfico na prevenção e reparo de proteínas lesadas.
Nesse caso, a sauna é altamente eficaz: você aumenta sua performance atlética e resistência, além de estimular o crescimento de novas células cerebrais.