DICAS

Você tem uma mancha que aparece e desaparece sempre no mesmo local?
Você tem uma mancha que aparece e desaparece sempre no mesmo local?


Você tem uma mancha que aparece, desaparece, e depois de algum tempo reaparece, sempre no mesmo local? Uma mancha que quando reaparece, fica mais vermelha, queima, arde e parece que “acende”?

Isso pode ser uma erupção fixa por drogas, uma reação alérgica do seu organismo que ocorre pelo uso algumas medicações. As medicações que normalmente causam isso são:

  • Dipirona
  • AAS
  • Antibióticos tipo tetraciclina e sulfas
  • Anti-inflamatórios
  • Remédios para dormir
  • Laxantes.

O aspecto destas manchas é arredondado ou ovalado, avermelhado e em poucos dias vai desaparecendo e fica com uma cor acastanhada. Os locais mais comuns são face, mãos, pés e região genital. O que chama a atenção e é uma pista importante para ajudar no diagnóstico é o fato dessas manchas aparecem no mesmo local todas as vezes que tomamos novamente a medicação. Os sintomas de coceira e a sensação que a mancha está queimando retornam cada vez que você toma o remédio de novo. E, se você não reparar nisso e continuar tomando, a mancha vai ficando cada vez mais forte e pode até não desaparecer mais, mesmo se suspender o uso.

Às vezes podem aparecer várias manchas pelo corpo e não uma só. Outra situação comum é o surgimento de um quadro mais intenso, em que as manchas incham e dão bolhas. Se você parar de usar a medicação, a tendência é que ela vá desaparecendo, então é muito importante suspender o uso.

Importante: não vá parando de tomar os remédios de uma vez por conta própria. Essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto. O dermatologista faz o diagnóstico e, juntos, vocês se comunicam com o médico que prescreveu, por exemplo, um antibiótico para pneumonia, decidindo assim por qual será substituído. O paciente não pode interromper o tratamento por conta própria.

Fontes:.dermatologiaesaude.com.br

  • Dr Tiago de Almeida Grippa
    Especialidade: Dermatologia       CRM: 10400

Você tem uma mancha que aparece e desaparece sempre no mesmo local? | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp