DICAS

Por que as olheiras aparecem?
Por que as olheiras aparecem?


Olheiras são queixa comuns nos consultórios de dermatologia. Os pacientes quase sempre referem problemas com a autoestima, afinal olheiras conferem um olhar cansado e até mesmo deprimido. Elas podem aparecer na adolescência e tendem a piorar com a idade. Podem ser acastanhadas, arroxeadas, fundas ou inchadas. Em todos os casos uma ou mais causas existem e podem ser facilmente identificadas.

Causa Genética

A genética é a principal causa das olheiras. Quando a pele das pálpebras é clara e fina, é possível notar com facilidade os vasos sanguíneos arroxeados ou avermelhados no local. E quando não se dorme bem, estes vasos se tornam mais evidentes porque ocorre lentidão da circulação do sangue no local. Além disso, algumas etnias (árabes, hindus, ibéricos) têm maior formação de melanina na pele das pálpebras.

Idade

A partir dos 20 anos, se inicia a formação de um sulco abaixo dos olhos que confere um olhar “encovado” e acentuando as olheiras. Com o envelhecimento ocorre uma piora. A pele perde colágeno e se torna mais flácida, tornando os vasos sanguíneos mais visíveis.

Sol

A exposição solar acelera a destruição do colágeno e estimula a produção de melanina, tornando a pele mais escura.

Alergia

Alergia nos olhos causa inchaço das pálpebras e dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, o ato de coçar os olhos rompe esses vasos e ainda estimula a produção de melanina.

Uma olheira pode ter mais de uma causa. Não é incomum vermos pacientes alérgicos e com a pele envelhecida, ou pacientes com muitos vasos sanguíneos e acúmulo de melanina. Porém, a notícia boa é que para cada tipo de olheira há um tratamento ideal. Procure seu dermatologista e comece logo o tratamento.

Fonte:.dermatologiaesaude.com.br

  • Drª. Cristina Almeida da Mata
    Especialidade: Dermatologia       CRM: 7926

Por que as olheiras aparecem? | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp