DICAS

O que você tem? Doutor, eu tenho impinge.
O que você tem? Doutor, eu tenho impinge.


Impinge é um dos nomes mais citados em consultório de médicos dermatologistas. A menção desta palavra torna infinitas as possibilidades de significado do termo. Basicamente, impinge seria qualquer lesão delimitada e que descama. Se for extensa, em várias áreas, deixa de ser impinge. Se não descamar, é pouco provável que vá receber essa denominação.

A origem da palavra impinge é, como a maioria dos termos populares, confusa. Antigamente, as erupções da pele (principalmente as infecciosas) chamavam-se impetigem, modernamente chamado impetigo, que é uma infecção da pele por bactérias. É possível que a palavra impetigem tenha sido relacionada ao verbo impingir (impor) e desta mistura tenha surgido o termo impinge.

Curiosamente, as lesões a que as pessoas se referem quando vêm ao consultório com a queixa de impinge não tem nada a ver com infecção de pele. Da mesma forma que é impreciso saber que tipo de lesão , formato ou cor a impinge se refere, em dermatologia as doenças chamadas desta forma se multiplicam. Muitas doenças dermatológicas coçam (alergias, infecções, infestações, inflamações) e muitas, mas muitas mesmo, descamam (psoríase, micoses, pitiriases, liquens, descamação da fase de cura de diversas doenças de pele, etc). Tecnicamente estéril, o termo torna-se fecundo no imaginário popular. A criatividade e resposta das pessoas aos desafios as faz criar termos deliciosamente pronunciáveis, em que a própria dicção faz nos supor o sentido. A utilidade do termo impinge basicamente é começar uma consulta, permitir que o paciente abra a boca e diga o que tem. Ele dá recursos para o doente se expressar.

“Doutor: em que posso ajudá-lo?

Paciente: Doutor, eu estou com uma impinge…”

Fonte:.dermatologiaesaude.com.br

  • Drª Gisele Cerutti
    Especialidade: Dermatologia       CRM: 13695

O que você tem? Doutor, eu tenho impinge. | Clivive Especialidades Médicas em Vila Velha - ES

 
Converse via
WhatsApp