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Dicas que auxiliam na perda de peso
Dicas que auxiliam na perda de peso


O excesso de peso é um problema de saúde pública, estima-se que cerca de 200.000 pessoas morram na América latina em decorrência de doenças associadas a obesidade tais como diabetes, doenças coronarianas, cardiovasculares, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer.

Nesses casos o acompanhamento nutricional é essencial para que haja perda de peso, mantendo a saúde do indivíduo. Mais que uma dieta é necessário uma reeducação alimentar criando novos hábitos saudáveis. Segue abaixo 10 passos para uma alimentação saudável:

1.  Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2.  Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), dando preferência aos grãos integrais nas refeições.

3.  Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4.  Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5.  Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6.  Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7.  Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8.  Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9.  Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

  • Drª Gabriela Mariano da Silva
    Especialidade: Nutrição       CRM: 13100652

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